Projetos realizados

Instituto Germinare J&S - São Paulo/SP

Brises fotovoltaicos

A sede do Germinare Business do Instituto J&F, em São Paulo, é o primeiro edifício do Brasil a gerar energia elétrica a partir de brises de filmes finos flexíveis na fachada e o projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Edo Rocha Arquiteturas, foi premiado pela Central & South America Properties Awards Architecture, na categoria Office Architecture Brazil.

Um dos diferenciais do edifício foi a instalação de brises fotovoltaicos, desenvolvidos exclusivamente para este projeto pela Garantia Solar BIPV. Para viabilizar o projeto, a solução adotada foi a utilização de filmes finos flexíveis da tecnologia CIGS, que pesam apenas dois quilos, sendo bem mais leves do que os módulos fotovoltaicos com vidro. 
Com isso, desenvolvemos um projeto único e eficiente, respeitando a capacidade de peso da edificação através de uma solução integrada de estrutura metálica e brises, resultando na valorização da arquitetura”, explica a Arq. Clarissa Zomer, Diretora de Projetos Arquitetônicos da Garantia Solar BIPV e CEO da Arquitetando Energia Solar.

De acordo com Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy, empresa especializada em distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, além de ser mais leve, a tecnologia CIGS utilizada no filme fino flexível, possui outras vantagens em relação aos módulos tradicionais. “Este material se adapta a qualquer estrutura, respeitando o projeto arquitetônico e possui uma eficiência energética superior, gerando energia mesmo em dias nublados e sem a necessidade de estarem em um ângulo específico para captar a luz”, destaca. No projeto foram utilizados 564 módulos de filme fino flexível de 125 Wp cada.

O sistema tem potência instalada de 70,5 kWp e capacidade de geração de 49,6 MWh por ano. Com esta geração, o sistema produzirá praticamente toda a energia necessária para o sistema de ar-condicionado, reduzindo o tamanho dos equipamentos em 35% comparados a um sistema convencional.

Além da redução na conta de luz e da eficiência energética, a instalação de sistemas solares nas fachadas representa mais conforto térmico e lumínico, permitindo que apenas parte da luminosidade e do calor passem para o interior da edificação. “A busca por uma arquitetura sustentável e a aplicação de soluções inteligentes integradas à construção são uma tendência mundial e o Brasil tem um grande potencial para se destacar nesta área”, destaca Leandro Kuhn, CEO da L8.

O projeto dos brises solares do Germinare Business foi concluído em dezembro de 2022, após cinco meses de execução, e envolveu uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros e arquitetos da Garantia Solar BIPV e Edo Rocha Arquiteturas.  

Fotovoltaica UFSC - Florianópolis/SC

Uma vitrine das possibilidades da arquitetura solar no Brasil

O Laboratório Fotovoltaica/UFSC está envolvido em pesquisas abrangendo diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, com ênfase especial em sistemas fotovoltaicos incorporados a construções e conectados à rede elétrica pública, conhecidos como Edifícios Solares Fotovoltaicos. Este laboratório está afiliado ao Departamento de Engenharia Civil da UFSC e sua equipe é composta por professores, alunos de doutorado, pós-doutorado, mestrado e iniciação científica em diferentes campos, como arquitetura, engenharia civil, engenharia elétrica e engenharia mecânica. Os pesquisadores estão dedicados à inovação e expansão das energias renováveis no país, consolidando o Laboratório Fotovoltaica/UFSC como um centro de excelência na área no Brasil. As instalações do Laboratório Fotovoltaica/UFSC são estruturas multifuncionais, servindo tanto como infraestrutura quanto como equipamento para estudos de pesquisa e desenvolvimento relacionados às aplicações da tecnologia solar fotovoltaica integrada à arquitetura. Essas instalações utilizam sistemas BAPV (sistema fotovoltaico aplicado a edifícios) e BIPV (sistema fotovoltaico integrado a edifícios) em suas coberturas e fachadas, com módulos fotovoltaicos sobrepostos e integrados às superfícies da edificação. Em 2015, os Blocos A e B do Laboratório Fotovoltaica UFSC foram inaugurados, seguidos pelo Bloco C, também conhecido como Laboratório de Hidrogênio Verde da UFSC, em 2023.

Eletrosul - Florianópolis/SC

Megawatt Solar

O projeto MegaWatt Solar da Eletrosul, objeto de estudo no meu mestrado, implementou com sucesso a distribuição de 1 MWp de potência em diversas áreas, incluindo a cobertura do edifício sede e os estacionamentos adjacentes, localizados em Florianópolis-SC. Desde 2014, o gerador Eletrosul Megawatt Solar opera nesse edifício, representando o pioneirismo no Brasil ao ser o primeiro sistema fotovoltaico integrado a um prédio público com uma potência significativa da ordem de MWp. Essa iniciativa destaca-se como um marco na integração de fontes renováveis, contribuindo para a promoção da sustentabilidade e a diversificação da matriz energética nacional.

Estádio do Mineirão - Belo Horizonte/MG

Data: Maio de 2010
Tecnologias Avaliadas: Silício amorfo (a-Si), silício cristalino (c-Si), Telureto de Cádmio(CdTe)
Projeto básico e análise econômica

Centro de Cultura e Eventos UFSC - Florianópolis/SC

Data de instalação: julho de 2004
Descrição: Sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica pública
Potência instalada: 10240 Wp 80 módulos de silício amorfo flexíveis com 128 Wp cada

Casa Eficiente - Florianópolis/SC

Descrição: Sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica pública
Potência instalada: 2250 Wp
30 módulos de silício policristalino com 75 Wp cada
Localização: Eletrosul – Florianópolis – SC

Carport Grupo Zeppini - Ribeirão Preto/SP

Descrição: Sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica pública
Potência instalada: 2450 Wp
18 módulos de silício amorfo flexíveis com 136 Wp cada

Espaços de Estar Tractebel UFSC - Florianópolis/SC

Data de instalação: junho de 2009
Descrição: Sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica pública
Potência instalada: 1987,5 Wp
15 módulos de silício microcristalino com 132,5 Wp cada
Inversor SMA SB 2500

UFSC - Florianópolis/SC

Aeroporto - Cidade/

Casa - Cidade/

Casa - Cidade/

Casa - Cidade/

Casa - Cidade/

Casa - Cidade/